sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Projeto: História em quadrinho


 PROJETO :HISTÓRIA EM QUADRINHO




PRODUZINDO A HISTÓRIA

CONFECCIONANDO A HISTÓRIA EM QUADRINHO

ORGANIZANDO O PENSAMENTO

TRABALHANDO EM GRUPO

CONTINUANDO O PENSAMENTO

CONCLUINDO O PROJETO






















































































Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

Tema: Inovação dos alunos por meio da tecnologia;

Professora: Marinez dos Santos Neves
Modalidade/ Nível de Ensino: 3º período infantil e fundamental 4ºano
Componente Curricular: Língua Portuguesa

• Levar os alunos ao laboratório de informática e solicitar uma pesquisa sobrhistória em quadrinhos;
• Levar para a sala de aula vários livros referentes à história em quadrinho; (Obs: os alunos irão escolher o tema que eles desejarem ler para confeccionar a sua história)
• Assistir DVDS que contemplem várias histórias para melhor fixar as idéias dos mesmos;
• Roda de leitura, onde eles possam ver o tipo de linguagem utilizada em historias de quadrinhos, seja ela formal ou informal;
• Mergulho na narrativa: Montagem de esquema, pelos grupos, apresentando os momentos e elementos dos Quadrinhos em estudo;
• Entregar os quadrinhos finais da narrativa de forma desorganizada (sem falas e balões). Cada grupo deverá organizar o final numa sequência lógica e ainda produzir as falas, balões e legendas.
 Retornar ao laboratório de informática e ainda disponibilizar revistas e jornais aos alunos;
 Produto final - Elaboração de um gibi virtual: eles poderão colar suas idéias em alguma conta como o Blogger, ou simplesmente colocar em seus cadernos de uso de informática;

Recursos Complementares- Histórias em quadrinhos variadas;- Computadores com acesso a internet;- Data show- Jornais e revistas.- Programa de criação de desenho digital ( Paint), programa de apresentação (Power Point)e conta como ( blogger).

Avaliação
A avaliação será realizada durante todo o processo de produção do trabalho com as Histórias em Quadrinhos, observando:
-Atuação dos alunos nas pesquisas e atividades de leitura propostas; Participação e Interação nas produções textuais realizadas; Desenvoltura na utilização dos recursos linguisticos e tecnológicos e temática solicitada na produção das histórias em quadrinhos.

Referências bibliográficas
Leite, Márcia
L.E.R : Leitura, Escrita e reflexão, 4ºano / Márcia Leite,
Cristina Bassi, -São Paulo: FDT, 2008, -(coleção L.E.R)

sábado, 8 de outubro de 2011

conceito de currículo integrado a tecnologia

O psicólogo espanhol Cesar Coll resume o conceito de currículo como um instrumento que deve levar em conta as diversas possibilidades de aprendizagem não só no que concerne á seleção de metas e conteúdos, mas tambem na maneira de planejar as atividades e  não apenas uma lista de disciplina e conteúdo, acrescenta que o documento precisa ser visto permanente para acompanhar os anseios da sociedade em relação a educaçãodas crianças.










Projeto Teatro

 O projeto sobre hipertexto foi ministrado  na escola São Luiz Gonzaga
 por mim, professora Marinez  dos Santos Neves.
No primeiro momento quando apresentei o projeto de teatro, pensei que seria difícil trabalhar teatro com a turma, para minha surpresa  a turma interagiu melhor do que eu esperava , pois tive ajuda de alguns pais na confecção dos figurinos para a apresentação.
Levei vários contos para que eles escolhessem e apresentassem,  em seguida realizamos a roda de leitura destacando a fala do personagem de cada um dos integrantes.
Segundo passo foi fazer a pesquisa na internet sobre o seu personagem, o que não gerou complicações, pois com meu conhecimento adquirido no curso e o conhecimento que a maioria dos discentes já faz o uso da internet podemos realizar a pesquisa e ajudar os outros que tinha pouco conhecimento.
No terceiro momento percebi que já estão inseridos no mundo tecnológico um pouco  a frente de nós, com relação as minhas expectativas  do uso da TIC, na escola é preciso igualar os conhecimentos entre alunos e professores.

domingo, 2 de outubro de 2011

relatorio das atividades


                                                           RELATÓRIO
 Ao iniciar o curso TECNOLOGIAS NAEDUCAÇÃO, pude me interagir mais fazendo com que assim eu pudesse utilizar novos meios de ensinar, através da roda de conversa que ouve no primeiro dia de curso, na qual o professor propôs algumas  atividades para que pudéssemos conhecer um pouco mais sobre o mundo da tecnologia e como sou como professor e aprendiz, ele passou um vídeo que na qual nos ensina como um professor deve agir e trabalhar, ensinou também como acessar o item Diário de Bordo; selecionar o nome na listagem; escrever sua própria reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo; webquest.
            Essas atividades propostas pelo professor foram ótimas até aqui, pois aprendi mais um pouco para poder utilizar novos meios, novas dinâmicas para poder ensinar meus alunos e com esse  curso eu posso ensinar meus alunos a fazerem um bom uso na tecnologia para que assim enriqueça o processo de ensino e aprendizagem