sábado, 12 de novembro de 2011

Explorando a multimídia parte 2




Hoje em dia a mídia é um dos assuntos mais abordados em debates, simpósios e outros meios de difusão de idéias. Ela é acusada de impor suas próprias opiniões sem abrir espaço para discussões e assim desestimular o pensamento. Tal acusação é tão forte que ela já ganhou muitos adjetivos pejorativos.
Não posso dizer que não penso o mesmo. É claro que penso. Aliás, para mim, ela não apenas impoem sua opinião como manipula toda nossa cabeça, com programas sem nenhum conteúdo cultural. Agora, também vejo um lado bom da mídia.
Primeiramente, ela é a maior fonte de notícias que temos hoje em dia - se não, ao menos o mais acessível - assegurando nossa atualização diária. Segundo, e mais importante, é o que acho que devemos aproveitar da mídia. Quando a mídia publica todas suas informações e atualizações, ela expõem seu ponto de vista, e é deste que nos apoiamos para obter novas opiniões e pontos de vista. Ou seja, quando a mídia impõe sua opinião ela nos abre um leque de opções para desvendarmos nossa opinião e então confrontar com a ideia da mídia ou ser a favor de tal. Mas para conseguir-mos nos aproveitar assim da mídia não podemos ser nos apoiar em apenas uma opinião e levar em conta tudo o que uma notícia traz, assim, devemos saber as entrelinhas, para então construir uma opinião baseada em todos fatos ocorridos, se não sempre estaremos subjugados à "demoníaca" mídia.
 Exemplo.:




Nenhum comentário:

Postar um comentário