PROJETO :HISTÓRIA EM QUADRINHO
PRODUZINDO A HISTÓRIA |
CONFECCIONANDO A HISTÓRIA EM QUADRINHO |
ORGANIZANDO O PENSAMENTO |
TRABALHANDO EM GRUPO |
CONTINUANDO O PENSAMENTO |
CONCLUINDO O PROJETO |
Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
Tema: Inovação dos alunos por meio da tecnologia;
Professora: Marinez dos Santos Neves
Modalidade/ Nível de Ensino: 3º período infantil e fundamental 4ºano
Componente Curricular: Língua Portuguesa
• Levar os alunos ao laboratório de informática e solicitar uma pesquisa sobrhistória em quadrinhos;
• Levar para a sala de aula vários livros referentes à história em quadrinho; (Obs: os alunos irão escolher o tema que eles desejarem ler para confeccionar a sua história)
• Assistir DVDS que contemplem várias histórias para melhor fixar as idéias dos mesmos;
• Roda de leitura, onde eles possam ver o tipo de linguagem utilizada em historias de quadrinhos, seja ela formal ou informal;
• Mergulho na narrativa: Montagem de esquema, pelos grupos, apresentando os momentos e elementos dos Quadrinhos em estudo;
• Entregar os quadrinhos finais da narrativa de forma desorganizada (sem falas e balões). Cada grupo deverá organizar o final numa sequência lógica e ainda produzir as falas, balões e legendas.
• Retornar ao laboratório de informática e ainda disponibilizar revistas e jornais aos alunos;
• Produto final - Elaboração de um gibi virtual: eles poderão colar suas idéias em alguma conta como o Blogger, ou simplesmente colocar em seus cadernos de uso de informática;
Recursos Complementares- Histórias em quadrinhos variadas;- Computadores com acesso a internet;- Data show- Jornais e revistas.- Programa de criação de desenho digital ( Paint), programa de apresentação (Power Point)e conta como ( blogger).
Avaliação
A avaliação será realizada durante todo o processo de produção do trabalho com as Histórias em Quadrinhos, observando:
-Atuação dos alunos nas pesquisas e atividades de leitura propostas; Participação e Interação nas produções textuais realizadas; Desenvoltura na utilização dos recursos linguisticos e tecnológicos e temática solicitada na produção das histórias em quadrinhos.
A avaliação será realizada durante todo o processo de produção do trabalho com as Histórias em Quadrinhos, observando:
-Atuação dos alunos nas pesquisas e atividades de leitura propostas; Participação e Interação nas produções textuais realizadas; Desenvoltura na utilização dos recursos linguisticos e tecnológicos e temática solicitada na produção das histórias em quadrinhos.
Referências bibliográficas
Leite, Márcia
L.E.R : Leitura, Escrita e reflexão, 4ºano / Márcia Leite,
Cristina Bassi, -São Paulo: FDT, 2008, -(coleção L.E.R)
Nenhum comentário:
Postar um comentário